Glândulas Adrenais

     As adrenais (ou supra-renais) são glândulas retroperitoneais, localizadas no polo superior dos rins, envoltas por uma cápsula de tecido conjuntivo contendo grande quantidade de tecido adiposo. Cada glândula tem aproximadamente 1 cm de espessura, 2 cm de largura no ápice e 5 cm na base e pesa de 7 a 10 g. Além disso, as adrenais são um dos órgãos do corpo mais bem irrigados.
    O parênquima dessa glândula pode ser dividido em duas regiões: 1) a Córtex Adrenal, que é a porção externa, correspondente a cerca de 85% do órgão, de cor amarelada, responsável pela produção dos hormônios corticoesteróides, e; 2) a Medula Adrenal, uma pequena porção mais interna e escura, responsável pela produção dos hormônios adrenalina e noradrenalina.



 

Córtex Adrenal

    O córtex da adrenal possui células parenquimentosas que sintetizam e secretam diversos hormônios esteróides sem armazená-los. As três classes de hormônios adrenocorticais - mineralocorticóides, glicocorticóides e andrógenos - são sintetizados a partir do colesterol no retículo endoplasmático liso (REL).  
     Histologicamente, o córtex é dividido em três zonas concêntricas: 1) a Zona Glomerulosa; 2) a Zona Fasciculada e; 3) a Zona Reticulada.
     A zona glomerulosa constitui no anel concêntrico externo das células do parênquima capsular, localizadas logo abaixo da capsula da adrenal, representando cerca de 13% do volume total da adrenal. As pequenas células colunares que compõem essa zona estão dispostas em cordões e grupos. Seus núcleos são pequenos, escuros e contém um ou dois nucléolos. Seu citoplasma é acidófilo, com REL abundante e extenso, com mitocôndrias curtas, com cristas em prateleira, com um complexo de golgi bem desenvolvido, com retículo endoplasmático rugoso abundante, com ribossomo livres e com algumas gotículas de lipídios dispersas. Além disso, essas células, ocasionalmente, se unem umas às outras por desossamos e junções comunicantes e algumas vezes as células também possuem microvilosidades curtas.
   As células do parênquima da zona glomerulosa sintetizam e secretam os hormônios mineralocorticóides, principalmente aldosterona. A síntese desses hormônios é estimulada pela angiotensina II e ACTH.
     A zona fasciculada é a camada intermediária do córtex e constitui até 80% do volume total da glândula. Essa zona contém capilares sinusóides dispostos longitudinalmente entre colunas de células parenquimatosas. As células dessa camada são denominadas espongiócitos. Elas são poliédricas e maiores que as células da camada glomerulosa. Estão dispostas como colunas radiais, são levemente acidófilas, possuem muitas gotículas de lipídios no citoplasma, têm mitocôndrios esféricos com cristas tubulosas e vesiculares, possuem extensas redes de retículo endoplasmático rugoso e lisossomos. Essas células sintetizam e secretam hormônios glicocorticóides. Sua síntese é estimulada pelo ACTH.
      A zona reticulada é a camada mais interna do córtex, constituindo 7% do volume da glândula. As células dessa camada são acidificas e fortemente coradas. Elas estão dispostas em cordões que se anastomosam. São semelhantes aos espongiócitos, mas são menores e com menos gotículas lipídicas. Essas células sintetizam e secretam andrógenos e pequenas quantidades de glicocorticóides, que tem sua secreção estimulada por ACTH.


G - Zona Glomerulosa/ F - Zona Fascicular



Medula Adrenal


  A medula adrenal constitui na porção central da adrenal e está totalmente envolta pelo córtex adrenal. Essa porção compreende duas populações de células parenquimatosas:   1) as células cromafins e 2) as células do gânglio simpático.                                               As células cromafins são epitelóides grandes, dispostas em grupos ou em cordões curtos. Elas são produtoras de catecolaminas, que são os transmissores do simpático adrenalina e noradrenalina, que são secretos pelas células cromafins em resposta a estímulos pelos nervos simpáticos pré-ganglionares esplânicos.
  As células do gânglio simpático estão dispersas pelo tecido conjuntivo.
  A medula da adrenal funciona como um gânglio simpático, contendo células simpáticas pós ganglionares destituídas de denários e de axônios.

Zona medular / células cromafins


0 comentários:

Postar um comentário